Sobre a Oitava Rima

"A Editora Oitava Rima nasce com
o propósito de publicar Literatura."

Seu desígnio é promover desde clássicos universais a escritores inéditos da atualidade, preservando um olhar especial para autores brasileiros contemporâneos, de maneira a compor um catálogo abrangente, mas bem delineado e rigoroso, que explore todos os campos da ficção, seja pelo viés narrativo, poético ou teatral.

O objetivo da editora é atender não só ao público adulto, mas também ao leitor infantil e jovem, oferecendo livros infantojuvenis capazes de encantar – e por que não? – os adultos mais exigentes.

O nome da editora e sua marca aludem a uma forma de estrofe muito utilizada nas composições épicas do neoclassicismo, surgida na Itália renascentista do século XIII. A oitava-rima, que ganha corpo em língua portuguesa no século XV, atinge seu auge nesse idioma com o poema épico Os Lusíadas (1572), de Luís Vaz de Camões. Cada oitava-rima apresenta oito versos decassílabos com rimas dispostas no formato abababcc, tal como os célebres versos iniciais da obra camoniana:

O movimento rítmico bem marcado e a agradável musicalidade que a oitava-rima encerra serviram de inspiração para a editora, cujo compromisso com seu público leitor é o de oferecer o melhor do mundo da ficção, com textos bem cuidados e elegantes projetos gráficos.

Envio de originais

A Editora Oitava Rima avaliará o seu original e, caso tenha interesse em publicá-lo, entrará em contato.